A CALEIDOSCÓPIO RADIO nasce como “sucessora” do programa de radio Caleidoscópio, emitido na Antena 3 Rock, entre Fevereiro e Dezembro de 2015.
O programa Caleidoscópio tinha como objectivo difundir sonoridades underground como o Stoner Rock, o Heavy Psych, o Doom, o Space e o Kraut Rock, estilos musicais com raízes em finais da década de 1960 e toda a década de 1970, trazendo também estes “antepassados” de volta ao nosso quotidiano.
Outro dos objectivos primordiais do programa Caleidoscópio era criar um espaço de divulgação de novos projectos musicais nacionais, dentro dos estilos acima referidos, constituindo assim um “elo” de ligação entre as bandas e o público.
Passados 11 meses de transmissões semanais, e devido a uma decisão administrativa da transmissora de seguir com uma diferente linha editorial, o programa Caleidoscópio foi retirado da grelha de programação da Antena 3 Rock.
Em Janeiro de 2016, é tomada a decisão de se transformar o programa Caleidoscópio na CALEIDOSCÓPIO RADIO.

Esta decisão, de coragem e determinação mas também de muita humildade, teve como base o índice de audiência continuamente em ascensão verificado ao longo do período de transmissão na Antena 3 Rock, o qual revelava que o programa Caleidoscópio era já o tal espaço que se propôs ser e terminar com a sua transmissão implicaria regressar à “estaca zero”, com prejuízo para todos os envolvidos no processo.
Ao longo dos primeiros 3 meses de funcionamento (entre Janeiro e finais de Março de 2016) a CALEIDOSCÓPIO RADIO nasceu, ganhou um lugar e foi crescendo aos poucos e, em Abril de 2016, conseguiram-se, finalmente, as condições para que se pudesse vir a tornar num meio de comunicação de sucesso, pleno de autonomia e em crescente evolução. Assim, a partir dessa data, a CALEIDOSCÓPIO RADIO passa de uma emissão de 9 horas diárias, de Segunda a Sexta-feira, para uma emissão 24/7!

Este passo evolutivo muito se ficou a dever à aquisição de melhor material técnico e de um novo sistema de programação radiofónica, factores determinantes e que permitiram, acima de tudo, uma melhor gestão e difusão dos conteúdos e uma maior rapidez de resposta, nas mais variadas situações. Além disto, disponibilizámos aos ouvintes um melhor e mais fácil acesso às emissões, através da oferta de players para todos os sistemas operativos: Windows, Android e iOS (TuneIn Radio). Actualmente, qualquer pessoa pode ouvir, de forma gratuita, as emissões da CALEIDOSCÓPIO RADIO independentemente do tipo de equipamento que possua e local onde esteja, desde que tenha acesso a uma rede móvel. Continuamos a acreditar, como no inicio deste projecto, que a Radio Digital é o futuro e que quando esse futuro chegar, nós estaremos prontos para o abraçar!

No Verão de 2016, a CALEIDOSCÓPIO RADIO torna-se Media Oficial do WoodRock Festival’16 e do SonicBlast Moledo’16, colaborando com as organizações destes dois eventos nacionais na sua divulgação e promoção. O trabalho desenvolvido neste âmbito proporcionou-nos, acima de tudo, averiguar sobre as nossas capacidades de desenvolver a nossa actividade fora do estúdio, numa tentativa de levar estes eventos até ao publico que por qualquer razão não podia estar presente nos mesmos. Os níveis registados de audiências, de interacção do público e de satisfação por parte das organizações, confirmaram que esta foi mais uma aposta ganha.

Entretanto, foi-se desenhando um outro aspecto também ele importante deste projecto: o melhoramento das infraestruturas – com a criação de um novo e mais profissional estúdio de gravação de audio, o qual se encontra em fase de final de construção.

Ao longo deste primeiro ano de existência, a CALEIDOSCÓPIO RADIO conseguiu passar de um projecto individual para um projecto universal! A nossa equipa/família integra, actualmente, uma dúzia de pessoas que, diariamente ou esporadicamente e a título gratuito, dão o seu melhor contributo para o projecto!

Em suma, neste nosso primeiro ano, crescemos “por dentro” e isso fez-se notar “por fora”!
Hoje verificamos-se um aumento constante do número de ouvintes, um crescente interesse de bandas nacionais e internacionais em colaborar connosco na divulgação dos seus trabalhos e uma maior disponibilidade por parte das salas de espectáculo e promotores de eventos em partilhar connosco as suas agendas e organizações! A “cereja no topo do bolo” foi colocada quando, no final de Outubro de 2016, e para grande surpresa de todos nós, um dos nossos programas recebeu a nomeação para um prémio internacional!

Hoje a CALEIDOSCÓPIO RADIO não é somente “o tal espaço de difusão” que se propunha ser no inicio, mas sim um maior espaço de difusão!

Somos, sem dúvida, a “prova viva” de que todos aqueles clichés sobre “trabalhar arduamente compensa”, “a união faz a força” ou “quem não arrisca não petisca” dão realmente frutos!

Hoje a CALEIDOSCÓPIO RADIO não é um sonho… mas sim um plano! Um plano em movimento!
Mas nunca deixaremos de sonhar!

Somos gratos, muito gratos por tudo!

CALEIDOSCÓPIO RADIO
PLAY IT LOUD!